quinta-feira, 16 de março de 2017

Dia de São Patricio e Escritores Irlandeses



         



        O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick's Day), é a festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países cujo inglês é o idioma oficial.
        As pessoas vestem-se de trajes verdes, laranja e branco, saindo às ruas em uma longa caminhada festiva.


       E para comemorarmos essa data, vou citar aqui alguns escritores Irlandeses (muitos famosos, e eu nem sabia que eram) e se você topar uma meta, farei uma listinha com seus linhos para você arriscar uma leitura. Vamos lá?


Oscar Wilde
Oscar Wilde
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde (nascido em Dublin, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, atual República da Irlanda, 16 de outubro de 1854 —falecido em Paris, França, 30 de outubro de 1900) foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas e peças.

James Joyce

James Joyce
James Augustine Aloysius Joyce (Dublin, 2 de fevereiro de 1882 - Zurique, 13 de janeiro de 1941) foi um romancista, contista e poeta irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.


Bram Stocker


Bram Stocker
Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 - Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde (o primeiro mocinho citado nesse texto, coincidência, não?)
Jonathan Swift

Jonathan Swift

Jonathan Swift (Dublin, 30 de novembro de 1667 - Dublin, 19 de outubro de 1745)  foi um escritor que mesclou sátira com fantasia para compor textos profundamente críticos e que alfinetavam os hábitos da aristocracia.

Vai aí a listinha, mesmo que você não vá ler agora, valerá a pena ler em algum momento da sua vida.
Infelizmente, eu ainda não li nenhum desses.

  • O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
  • Ulisses, James Joyce 
  • Drácula, Bram Stocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário